quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Secretarias do Meio Ambiente buscam parceiros para implantar o projeto Cidade Limpa!

Em qualquer local, os resquícios do cigarro são, comumente, jogados pelos vidros dos carros, nas guias e calçadas.

Cada bituca de cigarro pode levar até dois anos para se decompor no meio ambiente e cada 20 delas acabam por gerar um litro de esgoto. Anualmente, são produzidos 140 bilhões de cigarros no Brasil, que são consumidos por 28% da população. As bitucas são materiais leves, que as pessoas jogam em todo lugar e que quando molhadas, estufam e acabam entupindo bocas de lobo e redes de esgoto, da mesma forma que as sacolas plásticas. Sem contar que os peixes e pássaros acabam se alimentando delas ao pensarem que é comida.

As caixas coletoras que serão produzidas de tamanhos e formatos diferenciados, a partir da necessidade e anseios das empresas parceiras, conterão mensagens educativas e serão mantidas com recursos conseguidos a partir da destinação de seu espaço para publicidade. Por isso, os custos para os cofres públicos dos municípios, neste momento, serão relativos apenas à colocação de material de propaganda institucional.

A Cia de reciclagem de seu município ficará responsável pela coleta do material acumulado nas caixas. Esse material será encaminhado para Soluções Ambientais, em Urberlândia, Minas Gerais, que passará a produzir, pela primeira vez no país, um subproduto com o acetato de celulose, do qual as bitucas são feitas. Esse composto será aplicado em áreas verdes que precisam ser recuperadas, e será formado por 40% do material da bituca, 40% de composto orgânico e 20% de composto vegetal.
 
Todo esse processo é inédito no Brasil, a primeira cidade a implantar foi a cidade de Votorantim. Outras  Prefeituras de municípios vizinhos tem interesse em implantar esse projeto no município e está tomando as medidas cabíveis para que isso aconteça.

Os custos operacionais podem se  financiados por patrocinadores, que queiram apoiar o projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário